O café é uma bebida com grande quantidade de antioxidantes e outros nutrientes estimulantes, como a cafeína, por exemplo, que ajuda a prevenir o cansaço e outras doenças, como câncer e problemas do coração. Além disso, também foi verificada que o café ajuda a combater a depressão, melhorando o humor e garantindo a disposição.
No entanto, foi visto que a cafeína pode aumentar a pressão arterial nas pessoas que são sensíveis à mesma, que fumam ou que possuem altos níveis de estresse ou ansiedade. Por isso, é ideal que seja consumido em quantidades moderadas.
1. Combater cansaço
Por ser rico em cafeína e outros compostos bioativos, o café ajuda a combater o cansaço, melhorar a memória, o estado de alerta e a percepção, além de aumentar a capacidade de concentração para a realização de tarefas simples, a capacidade auditiva, o tempo de retenção visual e a diminuição da sonolência.
Além disso, aumenta os níveis de energia, já que promove o aumento de alguns hormônios que ajudam a ativar os neurônios, sendo necessário ingerir 75 mg de cafeína (1 xícara de café expresso), no mínimo, para ter esses efeitos.
No entanto, é importante saber que os efeitos variam de pessoa para pessoa, já que depende da capacidade que cada um possui para metabolizar a cafeína e eliminá-la do organismo.
2. Evitar a depressão
O consumo moderado de cafeína ajuda a prevenir a depressão porque interfere positivamente no humor, na disposição e na performance cognitiva devido ao seu efeito estimulante do sistema nervoso central.
Além disso, o consumo de café também está ligado a hábitos sociais de convívio, que estimulam a convivência com outros indivíduos e aumentam o bem-estar pessoal.
3. Prevenir câncer
Alguns estudos demonstram que o café ajuda a prevenir determinados tipos de câncer, como os de mama, ovários, pele, fígado, cólon e reto, pois contém antioxidantes como ácido clorogênico, cafeína, tocoferois, melanoidinas e compostos fenólicos, por exemplo, que protegem as células dos danos provocados pelos radicais livres e diminuem a inflamação do organismo.
4. Prevenir e melhorar dores de cabeça
O café ajuda a diminuir e prevenir a dor de cabeça, já que promove a contração das artérias do cérebro, prevenindo a dor. Alguns estudos indicam que a dose terapêutica nesses casos deve ser pelo menos 100 mg por dia.
Também se pode encontrar na farmácia diversos medicamentos analgésicos que contém cafeína, uma vez que aumenta o efeito do medicamento e, em conjunto, combate mais efetivamente os diversos tipos de dor de cabeça, incluindo a enxaqueca.
5. Estimular a perda de peso
Alguns estudos demonstram que o consumo de café favorece a perda de peso, já que contém diversas substâncias ativas que podem afetar o metabolismo e estimulá-lo, como é o caso da cafeína, da teobromina, o ácido clorogênico e a teofilina, por exemplo.
Estes compostos bioativos fazem com que o organismo gaste mais calorias e queime mais gordura, favorecendo a perda de peso.
6. Melhorar a resistência em atletas
O consumo de cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, melhorando a resistência e a coordenação em esportes com raquete e de alta intensidade como correr, nadar e remar, por exemplo.
Alguns estudos sugerem o consumo de 3 mg de cafeína por kg de peso corporal 1 hora antes de praticar o exercício.
7. Proteger o coração
O café é potencialmente rico em antioxidantes e possui efeitos anti-inflamatórios, componentes que ajudam a proteger as células do dano dos radicais livres e a reduzir a resistência a insulina, protegendo, dessa forma, o coração e diminuindo o risco de infarto.
Além disso, favorece o aumento do colesterol bom, o HDL, que é considerado cardioprotetor, e uma diminuição do colesterol mal, o LDL.