História
Por trás de toda empresa existem histórias, caminhos percorridos, obstáculos enfrentados e superados, muitos choros, mas também muitos sorrisos. E não foi diferente com a Granutto Café que, na verdade, tem raízes no Brasil colonial. Agora, apresentaremos cronológicamente um pouquinho da nossa história, prepare-se para uma viagem no tempo!
Século XVI – A família tem origem na província de Guimarães, Portugal. No início da colonização do Brasil a família desembarca em Salvador\BA. Após diversas trilhas percorridas pelo país, de forma insofismável, foi precursora da criação dos primeiros povoados do Planalto Central brasileiro, contribuindo na construção do Distrito Federal. Além de fundadores destes rincões, a família Guimarães sempre foi destaque no cenário agropecuário do Centro-Oeste brasileiro e em outras áreas de relevância como, por exemplo, ter formado pioneiramente a PRIMEIRA MULHER ADVOGADA do Estado de Goiás, a Dra Olibia Terezinha Guimarães, mãe da proprietária Silvia Helena.
1929 – tem início a história da fazenda Mata do Sucuri, atualmente pertencente a Silvia Helena e seu esposo Leonardo Moraes, ambos produtores. Tudo começou com o desmembramento da fazenda Salinas, localizada no Setor Tradicional (Planaltina), Av. Marechal Deodoro. Salinas pertencia ao bisavô de Silvia Helena, o saudoso Salviano Monteiro Guimarães.
1991 – Após finalização das papeladas da herança e ajuste das escrituras, Silvia e Leonardo assumem parte da fazenda Salinas já com um novo nome, fazenda Mata do Sucuri. Inicialmente, as atividades da fazenda estavam relacionadas à criação de gado da raça tabapuã, que perdurou por 25 anos.
Porém, após algumas viagens com amigos, Silvia e Leonardo passaram a ter contato com um novo mundo, o do café. Eles começaram a se identificar com a diversidade cultural e o quanto poderiam aprender com essas novas experiências. Eles foram se apaixonando por esse novo ramo e a vontade de mudar as atividades na fazenda foi crescendo.
2016 – O foco da produção na fazenda mudou, o café especial virou protagonista. Leonardo e Silvia mantêm, desde então, o propósito de produzir os melhores grãos de café, respeitando o meio ambiente e a sociedade na qual a fazenda Mata do Sucuri está inserida.
Apesar da história da fazenda com o café ter iniciado apenas em 2016, Leonardo e Silvia descobriram, ao longo de muitas pesquisas, que o bisavô de Leonardo, Arthur Braga, já trabalhava em fazendas produtoras de café desde os idos de 1900. Além disso, a avó materna de Leonardo, Benedita Braga Moraes, nasceu em Pedregulho (SP) em 22 de setembro de 1914, na fazenda Chapadão, até hoje grande produtora de café na região.
Como podem observar, o café já estava no sangue da família há centenas de anos. Agora, eles podem seguir com esse sonho que outrora pertencera aos seus familiares.
Por um período de 3 anos os produtores passaram por muitos desafios e aprendizados com a plantação e a colheita do café.
2019 – A Granutto Café tem a sua primeira avaliação de café especial, alcançando 86 pontos pela BSCA, órgão responsável por fiscalizar a qualidade dos cafés especiais. Uma escala de 0 – 100 pontos avalia o desempenho de cada grão provado. Para ser considerado um café especial, ele precisa atingir o mínimo de 80 pontos, de acordo com a metodologia SCAA. Foi uma grande conquista, o que prova que a missão de “proporcionar uma experiência singular com café, do grão à xícara” é uma verdade absoluta para a marca.
2021 – É nesse ano que Pai e Filho, Leonardo Moraes e André Moraes, assumem o compromisso de oferecer às pessoas uma experiência singular e única com o Café.
Leonardo é o atual responsável pela produção do café e André, o encarregado de fortalecer e representar uma marca que vai fazer história no Brasil e no mundo.
Chegamos até aqui com uma imensa gratidão no coração. Convidamos você a nos acompanhar e a viver junto com a gente novas histórias e aprendizados.
Missão
Proporcionar uma experiência singular com café, do grão à xícara.
Propósito
Ser o melhor café especial do mundo.
Valores
- Zelar pelo bem estar das pessoas.
- Preservar meio ambiente, através das nossas escolhas de produção.
- Garantir a qualidade do nosso produto, para fazer jus a confiança que queremos transmitir.
Sustentabilidade
Nosso empenho é harmonizar da melhor maneira possível os interesses sociais, ecológicos e econômicos