Você já ouviu falar nesses tipos de grãos: Bourbon, o Catuaí e o Novo Mundo? Se você conhece, parabéns, significa que é um bom apreciador de café. Mas para aqueles que nunca ouviram falar, fique com a gente nesse texto e conheça as variedades e os detalhes abaixo:
Arábica
Vamos começar por esse, visto que faz parte da nossa produção de café e é um dos mais produzidos e consumidos no mundo.
Por possuir um sabor puro e suave, o café Arábica é naturalmente mais adocicado e um pouco mais ácido. Por receber uma torra leve, ele é considerado rico em benefícios para a saúde, pois, os grãos arábicos preservam com mais intensidade os antioxidantes da planta.
Robusta
Essa variedade de café é conhecida também por Canillon, nele você encontra uma variedade de aspecto mais rústico e de sabor mais acentuado. Os grãos possuem uma maior resistência às doenças e o tempo de maturação é maior que a Arábica, além de conter um maior teor de cafeína. Ele costuma ser encontrado em forma de café do tipo solúvel e de blends, ele representa apenas um quarto da produção mundial de café.
Conilon
Esse é um tipo de grão advindo de muita pesquisa. Ele se dá pela combinação de várias espécies, sendo produzido em laboratório, conhecido por muitos como clone. Os estudos originaram pela necessidade de produzir um grão mais resistente à seca, porém, no paladar, essa variedade apresenta um amargor bastante presente e marcante. Nele encontra-se uma grande quantidade de cafeína (cerca de 2,2%) e baixa presença de açúcar (de 3% a 7%).
Se comparado ao café Arábica, os sabores são bastante diferentes, conforme apresentamos acima. Já em se tratando de comercialização, o café arábica é usado para cafés finos, também chamados de especiais ou gourmets, e o conilon para blends (misturas) e café solúvel.
Agora vamos conhecer algumas das variedades do Café Arábica.
Bourbon
Seu nome se dá pelo fato da coloração do grão quando maduro. Uma curiosidade sobre ele: para se atingir a máxima qualidade dos grãos, leva-se em torno de 30 a 40 anos. Em se tratando de sabor, o seu aroma intenso é complementado pelo sabor levemente adocicado. Em geral, oferece uma bebida suave. É muito produzido no sul de Minas Gerais.
Catuaí
O termo Catuaí, em tupi-guarani, significa “muito bom”. Ele é uma das principais variedades de café no Brasil, o café tipo Catuaí é resultado do cruzamento dos tipos Novo Mundo e Caturra. O que o torna como sendo um dos mais procurados é devido à sua doçura natural. Ele é produzido em praticamente todas as regiões do Brasil.
Com sabor marcante e aroma suave, o Novo Mundo é muito usado em torras mais escuras, pois, geralmente, é mais encorpado e doce que os demais. O Catuaí possui várias linhagens. Dentre elas estão IAC 86, IAC 74 e IAC 62. Aqui na Granutto o nosso é de variedade 62 amarelo.
Caturra
O café Caturra é comumente encontrado na região da Serra do Caparaó, em Minas Gerais. Possivelmente criado de uma mutação da variedade Bourbon, apresenta porte mais reduzido, folhas maiores, largas e novas, cor verde e elevada produção nas primeiras safras.
Comum nas variedades Amarela e Vermelha, o Caturra entrega uma bebida de excelente qualidade, pois é praticamente 100% café Bourbon.
Acaiá
O Acaiá é uma mutação natural do Mundo Novo, ou seja, é 100% Arábica. Participando do conjunto de novas variedades, é considerado um café raro. Esse grão tem características mais acentuadas quando cultivado em altitudes elevadas, a partir dos 800 metros acima do nível do mar.
Como característica, este grão possui frutos com sementes muito maiores, se comparada a outra variedade, além de boa produtividade. Na xícara, o Acaiá, tem notas frutadas e um sabor suave, com lembranças de achocolatado e com acidez média.
Gostou de conhecer sobre o mundo do café? Deixe seu contato para receber mais novidades da Granutto e comente o que achou aí embaixo. Será um prazer compartilhar novas experiências com você.
Fontes: