Tomar um bom café é uma excelente maneira de começar o dia. E a vantagem de apostar na bebida são as inúmeras possibilidades que ela oferece.
Entre os tipos de café mais consumidos e que podem ser feitos em casa ou apreciados na padaria ou na cafeteria estão:
expresso
cappuccino
Irish coffee
caffè latte
macchiato
mocha
duplo
Veja os detalhes de cada uma dessas receitas!
Café expresso
O expresso, receita tradicional, é o café puro e feito sob pressão, sem adição de leite ou qualquer outro ingrediente. Quando bem feito, ele apresenta duas camadas: a bebida e seu creme (espuma).
Máquina de expresso. O café expresso é um dos métodos mais tradicionais de preparar o pretão.
Apesar de ser um detalhe que passa despercebido aos olhos de muitas pessoas, a crema tem a função de criar uma barreira que ajuda a preservar o aroma e também a temperatura da bebida, além de incorporar o corpo e o retrogosto do café.
Cappuccino
O cappuccino é uma deliciosa invenção italiana, que mistura o café espresso com leite vaporizado, resultando em um creme bem consistente.
Irish coffee
Receita criada na Irlanda, o Irish coffee leva, além do café, o tradicional uísque irlandês e uma camada de creme.
Caffè latte
O caffè latte também tem origem italiana e nada mais é do que o café com leite, também conhecido como pingado em algumas regiões do Brasil.
Café macchiato
O macchiato é uma versão adocicada do espresso com uma “macchia di latte” (mancha de leite) vaporizada, que traz cremosidade e valoriza os açúcares da bebida.
Café mocha
O mocha ou mocaccino é para os fãs de chocolate, já que é feito com café espresso, leite vaporizado, espuma de leite e calda de chocolate.
Café duplo
Essa variedade da bebida nada mais é do que aquilo que o nome diz: duas medidas do café espresso servidas na mesma xícara.
Viu como o café é versátil tanto na variedade dos grãos quanto nas receitas em que aparece? Esteja sempre em busca de mais informações sobre a bebida, testando diferentes variedades para encontrar as que mais estão de acordo com o seu paladar. E, principalmente, nunca deixe de buscar as melhores matérias-primas.